lunes, 1 de enero de 2018

COISAS QUE NÃO FUNCIONAM E COISAS QUE SIM, EM UMA AULA DE "EDUCAÇÃO NUTRICIONAL"

Que chato! Falta muito?


Uma das atividades mais frequentes realizadas por nutricionistas é a prática de oficinas de educação alimentar, seminários ou conferências com temas similares.

Não funciona /  Sim funciona
Em seguida, vou contar o que descobri ao longo dos anos que não funciona e, portanto, diminui a minha atividade como educador, e aquilo que interessa aos participantes e com o que aspiro a alcançar a sua confiança.

Não funciona, centrar-se nos benefícios à saúde para uma alimentação saudável em oficinas para crianças, adolescentes ou estudantes universitários. Não funciona, falar de saúde para um público que não tem noção do que é doença, ao contrário do que acontece quando a população a que nos dirigimos é adulta ou idosa.

Sim funciona, centrar-se em aspetos como a solidariedade e a sustentabilidade alimentar quando se dirige a um público jovem e os benefícios que advêm de uma dieta saudável nesse sentido. Numa época em que os jovens são naturalmente idealistas, os motivos da saúde social e ambiental pesam mais do que o desejo de obter, proteger ou manter uma maior saúde pessoal, mesmo que isso seja alcançado através da seleção dos mesmos alimentos.


Não funciona, seguir um roteiro e tentar desenvolvê-lo a todo o custo.


Sim funciona, encorajar o seu público a perguntar-lhe e não deixar que avance, se preciso interromper constantemente tentando esclarecer dúvidas. Quando terminar uma oficina desta natureza, você pode considerá-la um sucesso se sentir que os seus alunos conseguiram satisfazer todas as suas dúvidas ou, pelo menos, as que mais os preocupavam.


Não funciona, falar sobre metabolismo basal ou gasto de energia, classificações de nutrientes, definição de calorias, explicar o ciclo de Krebs ou outros aspetos técnicos fora dos interesses reais do seu público.

Sim funciona, esclarecer que não há alimentos que curam o câncer, que os alimentos não engordam e nem emagrecem, que o importante é a alimentação como na totalidade, aprender a ler um rótulo no supermercado ou a importância de excluir alimentos insalubres antes mesmo de introduzir alimentos saudáveis na dieta. Em suma, fale sobre aspetos práticos das suas vidas diárias, fale sobre as coisas que realmente importam para as pessoas.


Não funciona, focar a conversa sobre os alimentos que não devem ser consumidos.

Sim funciona, focar a conversa sobre as alternativas existentes aos alimentos não saudáveis, falar sobre alimentos reais e as milhares das possibilidades que há numa dieta baseada em alimentos reais, assim evitando os alimentos ultraprocessados. Devemos nos concentrar na mensagem positiva e quando falamos sobre um alimento insano, devemos apresentar a sua alternativa saudável. No final do seu discurso, a sala não deve terminar com a sensação de que nada serve, e que é impossível comer bem e permanecer feliz. Não nos concentremos no problema, mas nas soluções.


Não funciona, usar linguagem demasiadamente técnica ou acadêmica.

Sim funciona, usar uma linguagem que seja próxima e as pessoas entendam a proposta dos seus seminários. Claro, esta regra pode ser qualificada conforme o nível cultural do público ou é se composta por pessoas que já atuam na área da saúde. Em suma, um bom comunicador deve ser empático e adaptar-se ao público e as suas demandas.


Não funciona, usar como base para bate-papo, manuais desatualizados. Pode contribuir para continuar a estender falsificações e conhecimentos já superados.

Sim funciona, trabalhar com base em evidências científicas atualizadas. Facilitar a seu público, as hiperligações para as referências bibliográficas sobre as quais você baseia o seu trabalho, isso lhe dará maior credibilidade e tornará consistente o conhecimento que você divulga.


Não funciona, dar números, percentagens ou gramas. Os números que não são acompanhados por referências práticas não contribuem muito, pois a distribuição calórica de proteínas, lípidos e carboidratos aconselhados por alguns especialistas é de 15%, 30%, 55%, para o público, diz o mesmo que se você dissesse que é de 80%, 3% 17%, isto é, nada.

Sim funciona, converter as rações em volumes, em medições domiciliares em frequências de consumo, ou usar a palma da mão para mostrar o que queremos dizer quando falamos sobre diferentes rações de alimentos. Por exemplo, é melhor dizer que o tamanho de uma porção de carne não deve exceder o tamanho da palma da nossa mão, ou é quase o mesmo que, não deve ser maior do que o tamanho de um jogo de baralho, porém não dizer que deve pesar 110 g; é melhor falar, devemos consumir um prato de vegetais em cada refeição principal, em vez de dizer a quantidade recomendada de vegetais que é 400-500g / dia.


Não funciona, uma apresentação expositiva totalmente teórica.

Sim funciona, a oficina participativa e prática em que você usa o método interrogativo para buscar interação com o seu público. O objetivo fundamental de qualquer conversa básica de educação alimentar é que os alunos aprendam o que comer e como fazer os seus próprios menus saudáveis. Eu uso o método FICOMESA que projetei para esse propósito e cuja explicação introduzi nesta publicação. As atividades práticas nas nossas sessões devem buscar a consolidação dos conhecimentos mais importantes que queremos transmitir.


Não funciona, construir conhecimento sem demolir crenças falsas.

Sim funciona, falar sobre o que é verdadeiro nos alimentos negando o que está errado. Quando você dá algumas oficinas, você verá que as perguntas que eles lhe fazem são sempre as mesmas: A fruta na sobremesa, engorda? O pão, as nozes ou o abacate, são alimentos que engordam? Engorda se comer carboidratos à noite? Stevia é melhor para perder peso?, o que é mais saudável, manteiga ou margarina? ... e o que engorda menos?, o aspartame causa tumores no cérebro? Que quantidade de comida deve ser forçada a comer uma criança? Você pode tomar um iogurte vencido? Se você tomar "Actimel" pode parar de fazer as suas próprias bactérias benéficas? ... e como estas, algumas perguntas mais. Você pode concentrar a sua conversa sobre falsas crenças ou mitos desde o início, mas se você não fizer isso, você deve se preparar para esclarecer as dúvidas na secção de perguntas e respostas, porque as pessoas estão ansiosas para saber já que há uma tremenda bagunça com a informação, que de um modo contraditório e interessado provêm de diferentes mídias, esta será uma grande parte do seu trabalho.


Não funciona, ser muito reducionista e centrar a mensagem de uma dieta saudável somente na perspetiva dos benefícios obtidos para a saúde, é um conceito ultrapassado.

Sim funciona, trabalhar para expandir os limites do que significa comer bem e a sua importância para a saúde do planeta, introduzindo conceitos como alimentos sazonais ou próximos, comércio justo, reciclagem, desperdício de alimentos, poluição ambiental, gases de efeito estufa, etc. Entender que escolher o que é comprado é um ato político, portanto o nosso carrinho de compras deve se tornar um carro de batalha, como o "Dr. José Esquinas Alcázar." grita em cada uma das suas palestras.


Não funciona, não ter a sua palestra bem preparada. Quando você dá respostas erradas ou imprecisas, os seus alunos sabem disso, eles dirão os seus gestos de insegurança e eles também perceberão isso como uma desconsideração por sua parte em relação a eles.

Sim funciona, dizer que você não sabe, isso é simples. Embora seja verdade que 95% das perguntas são sempre as mesmas e você aprende a superá-las após as suas primeiras intervenções, a verdade é que alguém sempre pode fazer uma para a qual você não tem respostas naquele momento, então, o melhor que você pode fazer é reconhecer que você não sabe tudo. O público apreciará a sua sinceridade e sempre será melhor que lhe dar uma resposta errada que confunde e acabe prejudicando a sua reputação. Toda a pergunta que alguém fazer e você não souber responder, escreva-a, você pode enviar a resposta para quem fez ou fazer apontamentos nas notas que você entregará mais tarde. Tenha em mente que se eles lhe fizerem uma pergunta uma vez, é muito provável que outros lhe perguntem novamente em outra ocasião.

∞∞∞

Eu acredito que o ensino é uma das partes mais nobres desse trabalho emocionante que compartilhamos. É muito gratificante influenciar positivamente a vida e a saúde de outras pessoas, faz parte da magia desta profissão, por isso espero que esta publicação "SIM FUNCIONE PARA VOCÊ ".



José María Capitán
dietista-nutricionista

Tradução: Nelci Byhain
graduado em letras: Português.




POSTS QUE TAMBIÉN PODRÍAN INTERESARTE


Quando as exuberantes mangueiras não apenas dão sombra

¡Me aburro! ¿Queda mucho?

Emociones, educación, consciencia  y obesidad

A diferencia de otras guías alimentarias, 3COME no orienta, 3COME enseña a construir menús saludables


Suscríbete a "tres manzanas para ti"
Salud, Solidaridad y Sostenibilidad

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Si deseas contactar conmigo rellena este formulario o escríbeme a jmcapitan@gmail.com